sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Shangri-la

Como este blog está tomando proporções maiores e inesperadas, e até rompendo fronteiras, cabe aqui, explicar onde se situa esse pedaço de chão tão querido, que do qual eu tanto falo.
Dentre tanta coisa linda que  Gonçalves Dias falou em suas obras, ele disse também:
" Todos cantam sua terra,
   Também vou cantar a minha"


Sabaúna, fundada em mil oitocentos e oitenta e nove, é um distrito de Mogi das Cruzes, que desta, fica distante vinte km , mas de carro chega-se lá em vinte minutos. Distancia-se de São Paulo noventa e seis km. e seu nome, significa "concha preta" na língua indígena.
Nasci e morei lá até meu primeiro casamento em mil novecentos e sessenta,era ainda adolescente e trabalhei por um ano na fábrica que na época instalou-se lá e, tinha o nome de Lanifício Santa Josefina onde hoje é a fábrica de materiais elétricos Fame.Enquanto mamãe, dona Júlia de Souza Mello e papai, seu João Francisco de Sousa, moravam lá, íamos sempre visitá-los e meus filhos gostavam muito, gostavam tanto que, ao mais velho, eu só podia contar que íamos, quase na hora de sair  por que, a ansiedade era tanta que ele passava mal e até ficava com dor de barriga. Lá ainda moram a Cecília minha irmã, e seus dois filhos casados  que, juntos são proprietários da única padaria existente no lugar. A Cecília tem lindos netos todos já adultos.
Meu filho mais velho tem também um blog (trecosdomarco.zip.net) que é bem diversificado e, em uma de suas postagens (do dia 17/08/2000) ele cita Sabaúna e diz que:"Todos nós temos um paraíso particular na terra e o meu é Sabaúna", o meu também é. Mário Quintana disse certa vez com muita propriedade que: " O passado não reconhece seu lugar... ele está sempre presente."
Acho que naquela casa onde vivi entre aquelas árvores de primavera e manacá, eu plantei as sementes do meu coração e, é por isso que hoje eu colho os doces frutos da saudade.

2 comentários:

  1. Interessante descrição de Sabaúna pelas suas recordações. O olhar do coração é que nos liga a certos lugares. Não importa quão distante esteja, ele fica bem perto, ao alcance dos sonhos.

    Um abraço

    Lucia Regina

    ResponderExcluir