segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Atenção Que Vale A Pena

Quando os meus filhos eram pequenos, eu sempre aproveitava todas as oportunidades que surgiam para ensiná-los.Sei que uns precisam mais atenção, outros menos mas, todos precisam.
Gostava de ensiná-los a orar, a dançar, cantar, saber ritmo e tom , a ler e raciocinar. O Marco tinha mais prazer na leitura e é apaixonado até hoje, mas, a Gi precisei trabalhar um pouco mais a cabecinha dela nessa parte.
Na hora dessa atenção especial, nós tínhamos um costume: sentávamos as duas num tapete no degrauzinho da porta da cozinha e, quando o assunto era leitura, eu lia uma frase pra ela e explicava o que tinha lido e, ela lia a frase seguinte e explicava pra mim.
Hoje a Gi é uma assídua leitora de livros diversos, e está sempre atualizada por que lê também livros técnicos de sua área.
Um dia o assunto era raciocínio, e estávamos sentadas no degrau e, as duas olhando para os pés, ela com cinco anos mais ou menos.Peguntei-lhe então:
  Quantos dedinhos você tem nos dois pezinhos? conta aí. Ela contou e disse: tenho dez.
  Muito bem, eu disse, e perguntei:
  E quantos dedinhos você tem em cada pezinho?
  Ela contou e disse:
  Neste tenho quatro, neste tenho seis.
  Errado, eu falei, conta de novo.
  Ela pensou bastante tempo e depois me disse:

  Tá certo sim, conta pra senhora ver como quatro com mais seis são dez.
  Minha  explicação teve que ser um pouco mais demorada pra ser convincente.

2 comentários:

  1. Olá, Ana

    São momentos gostosos; e inesquecíveis gracinhas dos miudinhos.

    Um abraço

    Lucia Regina

    ResponderExcluir
  2. Olha que orgulho! Já tinha um toque "professoral" desde pequena... 6+4 = 10! Não há quem discorde! rs

    ResponderExcluir