Gostava de ensiná-los a orar, a dançar, cantar, saber ritmo e tom , a ler e raciocinar. O Marco tinha mais prazer na leitura e é apaixonado até hoje, mas, a Gi precisei trabalhar um pouco mais a cabecinha dela nessa parte.
Na hora dessa atenção especial, nós tínhamos um costume: sentávamos as duas num tapete no degrauzinho da porta da cozinha e, quando o assunto era leitura, eu lia uma frase pra ela e explicava o que tinha lido e, ela lia a frase seguinte e explicava pra mim.
Hoje a Gi é uma assídua leitora de livros diversos, e está sempre atualizada por que lê também livros técnicos de sua área.Um dia o assunto era raciocínio, e estávamos sentadas no degrau e, as duas olhando para os pés, ela com cinco anos mais ou menos.Peguntei-lhe então:
Quantos dedinhos você tem nos dois pezinhos? conta aí. Ela contou e disse: tenho dez.
Muito bem, eu disse, e perguntei:
E quantos dedinhos você tem em cada pezinho?
Ela contou e disse:
Neste tenho quatro, neste tenho seis.
Errado, eu falei, conta de novo.Ela pensou bastante tempo e depois me disse:
Minha explicação teve que ser um pouco mais demorada pra ser convincente.
Olá, Ana
ResponderExcluirSão momentos gostosos; e inesquecíveis gracinhas dos miudinhos.
Um abraço
Lucia Regina
Olha que orgulho! Já tinha um toque "professoral" desde pequena... 6+4 = 10! Não há quem discorde! rs
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