terça-feira, 1 de maio de 2012

Meus Pais


Dona Júlia de Souza Mello a minha mãe, foi uma mulher linda que de berço era culta mas, além disso
teve também fina educação em colégio de freiras, coisa que tirou proveito para a educação dos filhos.

Juntando tudo que ela aprendeu à sensibilidade musical de meu pai todos nós saímos ganhando pois, em nossos tempos de escola eles eram sempre convidados pela diretora, para ajudarem nas festas que realizavam, meu pai sempre acompanhava ao violão a todo tipo de apresentação de teatro, quadrilhas , declamações e, essas apresentações eram sempre ensaiadas por minha mãe.
Há uns dias atrás, conversando com uma amiga a Cleide Soares, ela comentava com saudades que, quando os ensaios de quadrilha, eram feitos lá em casa , disse ela que não sabia onde iam parar a mesa da sala e as cadeiras, mas os ensaios aconteciam e, a apresentação saía uma beleza. Meu pai também tocava violão na igreja, além de tocar clarineta na banda de música local.

Outro dia também, conversando com uma outra amiga a Celina Maldonado, que naqueles tempos foi também moradora de Sabaúna e tem casa lá ainda, ela saudosa me contava que foi a  minha mãe que lhe ensinou o catecismo, coisa que eu nem me lembrava.
Infelizmente poucas fotos temos da mamãe pois embora fizesse tratamentos, um reumatismo a fez sofrer muito e ela não gostava mais de fotos pois era perceptível a mudança na sua aparência, que ficou um tanto quanto tristonha. Sempre vi nos guardados lá de casa um jornal que tinha a foto de minha mãe com uma faixa onde estava escrito: Rainha da Beleza ou Rainha de Mogi não me lembro bem mas, esse jornal não sei onde foi parar. 

Seu João Francisco de Souza meu pai, era um mineiro bravo mas, com oito filhos tinha mais é que se fazer respeitar mesmo, era pessoa bem conceituada tinha muito boas amizades conquistadas ao longo do tempo que foi morador em Sabaúna e, era benquisto por todos.
Papai era um homem bem bonito, tinha cabelos pretos era elegante, gostava de vestir-se bem, era um homem simples mas, destacava-se onde estivesse pois, falava muito bem e corretamente sobre  qualquer assunto inclusive, debatia com base e certeza do que dizia sobre a nossa política e sempre argumentava também sobre a economia do mundo, principalmente Brasil, Estados Unidos e Rússia isso... pelo fato que era uma pessoa que se atualizava, era bem informado, ouvia religiosamente o Repórter Esso (nessa hora não queria ser perturbado), e fazia coleção da revista O Cruzeiro, era um homem ativo e atento.



Meus pais em Sabaúna foram pessoas participantes e atuantes na comunidade, construíram a sua história e  portanto, não tiveram  uma vida em vão.
Creio que, quem conheceu bem essas duas pessoas maravilhosas deve ter guardado em sua memória  algo acontecido ou um fato qualquer que os traga à sua lembrança. Foram pessoas marcantes que deixaram saudades.

2 comentários:

  1. Ana,

    Tá explicado o porquê de tanta beleza e elegância na sua família. Lindos pais, e D. Julia, tanto na primeira foto quanto nesta última, que graciosidade.

    Um abraço

    Lucia Regina
    wwwnarrativasbreves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o Zé é igualzinho ao avô!! Adorei conhecê los um pouquinho mais, o Frê fala bastantes dos avós e de sua infância em Sabaúna!

    ResponderExcluir