terça-feira, 15 de maio de 2012

Lembranças

Mais uma vez cito Mario Quintana:
"O passado não reconhece o seu lugar... ele está sempre presente".


Sinto muitas saudades daqueles tempos em Sabaúna, da minha infância e adolescência.
Sinto saudades de nossas saídas da igreja nas missas de domingo e, tantos eram os abraços e os: Como vai?
Tenho saudades, dos meus vestidos feitos por minha mãe (tive um de tafetá xadrez que farfalhava quando eu andava, lindo), interessante, éramos muitos e, nunca coincidia: quando o vestido era novo, o sapato estava velho e, quando o sapato era novo o vestido era velho, mas eu,engraxava meu sapatos velhos e me sentia linda e feliz.
Sinto saudades dos pratos que mamãe fazia, até consigo me lembrar do sabor que eles tinham: a carne assada que era fartamente recheada, do inhoque cheio de molho vermelhinho, da sopa de ervilhas que era feita com um bom pedaço de carne que tinha um grande osso que, segundo ela, era pra fortalecer os nossos dentes, tenho saudades das torradinhas douradinhas de pão francês com o pão cortado no comprimento, que a gente comia com patê de berinjela, ou com sardinha à escabeche, dos doces de abóbora com coco que eram sempre feitos em panelas grandes, de um bolo chamado Pão de Barão, do pudim de pão, da pipoca , da mandioca cozida, das lindas travessas de arroz doce polvilhadas com canela, e do doce de coco que era tradicional na mesa de Natal.
Sinto saudades... daquela porta da sala sempre aberta, do violão sempre sobre a mesa, das cantorias que fazíamos a duas vozes eu, e a minha amiga Emília Silva, ela fazia uma segunda voz perfeita, lembro-me de uma música que cantávamos que tem o nome de Lembranças, que foi gravada por Altemar Dutra... e muitas outras.Cantávamos também, principalmente na época do Natal, Adest Fidelis e Noite Feliz,
 sempre é claro, acompanhadas por papai ao violão. Nossas vozes, acrescidas com o som do violão elétrico ecoavam longe nas tardes dos domingos de Sabaúna.
Certamente Mário Quintana tinha razão, o passado volta... tantas lembranças e... quantas saudades! 
Saudades Emília , e meu abraço carinhoso.                                                                                                              

Um comentário:

  1. Mãe

    O Millor dizia que o passado é o futuro usado.
    O bom é sempre usar bastante, pois depois temos
    essa coisa boa e reconfortante que é recordar!!!

    Bjs
    Marco

    ResponderExcluir